São José do Rio Pardo e Mococa são palcos para homenagens de figuras políticas e partidos – e o leitor nem sabe disso 

Pesquisa realizada pelo jornalista Gabriel Fécchio e pela Imparciup mostra que, principalmente em época eleitoral, as Câmaras municipais dessas cidades celebram alianças partidárias desde 2018. Casa Branca e São Sebastião da Grama também foram alvo da pesquisa 

A cidade de São José do Rio Pardo entregou o certificado de cidadão rio-pardense ao deputado Baleia Rossi (MDB), na noite de quinta-feira, 14 de julho. A homenagem, de acordo com os parlamentares da Câmara Municipal, aconteceu porque o parlamentar federal foi um dos que mais contribuíram com o desenvolvimento de São José.  

Informações que devem ser apuradas posteriormente, mas não é a primeira vez este ano que há solenidade para atribuir o título de cidadão, seja por meio de documento, seja por meio de evento, ou criar moções para enaltecer figuras políticas.   

A Imparciup e o jornalista Gabriel Fécchio decidiram apurar quem são os políticos e os partidos que mais foram mencionados no poder Legislativo de Casa Branca, Mococa, São José do Rio Pardo e São Sebastião da Grama a partir de 2018.   

Moções de apoio e título de cidadão a políticos  

Mococa lidera a lista com o maior número de matérias legislativas (moções de apoio) produzidas e publicadas pelos vereadores da Câmara, com cinquenta e três (53) a personalidades políticas entre 2018 e 2022. Vinte e quatro (24) dessas são para parabenizar os eleitos e os reeleitos. O levantamento de dados considerou a quantidade de moções pelo nome do servidor eletivo e não pelo arquivo digital, que, às vezes, fazia a honraria a mais de uma pessoa no registro público. 

As manifestações de congratulação a determinados candidatos, deputados, senadores e ao governador totalizam trinta e cinco (35) em 2018, seguido de 2021 (7), 2019 (6), 2022 (4) e 2020 (1). Já São José do Rio Pardo teve oito (8) em 2021, 2018 (7), 2022 (7), 2019 (4) e 2020 (2). 

A cidade cortada pelo rio tem vinte e oito (28) moções de apoio a legisladores federais, estaduais ou ao governador no período. Os dados de ambas as cidades podem ser encontrados em seus respectivos endereços eletrônicos (Câmara) e são de livre divulgação.   

Os textos legislativos se referem também a algum projeto de lei desenvolvido pelos parlamentares do Congresso Nacional, Assembleia Legislativa ou à celebração por alguma emenda impositiva que foi distribuída as tais cidades.   

Os títulos de cidadão, exclusivamente publicados em 2022 conforme identificado pelo repórter, são oito (8) em São José do Rio Pardo e cinco (5) em Mococa. Se somados a moções da mesma data, os documentos resultam em quinze (15), em São José, e nove (9), em Mococa, homenagens a figuras políticas. 

No site da Câmara de São Sebastião da Grama, as moções especificam projetos de leis elaborados por três deputados federais – André Abdon (PP), Alice Portugal (PCdoB) e Cléber Verde (Republicanos) (arquivo único), que inclusive também tiveram destaque nas proposições de São José do Rio Pardo e Mococa. Não foram encontrados títulos de cidadania em Grama.  

Vale ressaltar que as matérias legislativas (moção) e os decretos legislativos (títulos de cidadania) são matérias pertencentes ao poder Legislativo, sem influência de sanção ou veto pelo Executivo.  

Representatividade Política  

O poder Legislativo de São José do Rio Pardo se divide em vereadores dos PSDB (2), PSL (2), PTB (2), Democratas (1), PT (1), PDT (1) e da Rede de Sustentabilidade (2).   

O partido, segundo a pesquisa, com mais manifestações de apoio e recebimento de títulos de cidadania por esses vereadores é o PSDB. São cinco (5) moções de apoio entre 2018 e 2022 e, somente em 2022, são quatro (4) psdbistas com títulos de cidadão rio-pardense – Barroz Munhoz, com mais uma moção de apoio em 2018 e a outra em 2022; Marco Vinholi, Rodrigo Garcia e Samuel Moreira.   

O MDB, partido também do prefeito Márcio Zanetti, apesar de não ter nenhuma representação na legislatura 2021 – 2024, teve uma moção apoio em 2021 e um título de cidadão rio-pardense em 2022, que foram destinados a Baleia Rossi. Além do PSDB e do MDB, o Partido Liberal, o Podemos e o União Brasil receberam a certificação de cidadão por meio de seus parlamentares, respectivamente, André do Prado, Murilo Félix (estaduais) e Nicolino Bozella Júnior (federal)

O PT é o segundo colocado, com quatro (4) moções de apoio – a Arlindo Chinaglia, a Paulo Teixeira (deputados federais) e duas vezes a José Mentor Netto (falecido e ex-deputado). As menções às outras siglas equivalem a PSB (3), PSL (3), PSOL (3), PL (2), Rede (2), PP (2), Cidadania (1), PV (1), PCdoB (1) e Republicanos (1).   

Mococa tem mais vereadores eleitos pelo Partido Social Democrático (PSD), também partido do prefeito Eduardo Barison, embora o PL* seja o que teve mais moções de apoio apresentadas – foram dezoito (18) -, seguido, então, do PSD, com quatro (4) moções. 

Depois, nesta ordem, são PSDB (3), PSB (3), PCdoB (2), Republicanos (2), PSC (2), PT (2), PSL (2), PTB (1), DEM (1), Cidadania (1), PSOL (1).   

*O Partido da República se tornou o Partido Liberal.  

Quanto à nomeação a filhos da terra, dois são do Partido Liberal – Carla Zambelli (federal) e Dirceu Dalben (estadual); um é do PSDB – Barroz Munhoz, que ganhou uma moção em 2021 -; e os deputados Altair Moraes (estadual) e Marcos Pereira (federal), do Republicanos, na “terra da vaquinha”.  

A Casa Branca ofereceu títulos de cidadão para o ex-deputado estadual Chico Sardelli (PV) em 2018; aos deputados Ricardo Izar (federal), Walter Vicioni e Thiago Aurichio (estaduais, respectivamente, MDB e PL) em 2021; e ao deputado federal Paulo Teixeira (PT) em 2022.  Na Legislatura 2021 – 2024, há três (3) vereadores do MDB, um do PL e um do PT. 

Gabriel H. S. Fécchio – Jornalista pela Imparciup e escreve também para o Jornal Democrata, de São José do Rio Pardo, MTB: 0085536/SP  

Graduado pelo UNIFAE – Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – FAE 

Foto principal – Unidos por Rio Pardo – São José do Rio Pardo 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s